Serra da Arrábida

Serra da Arrábida

 

A Serra da Arrábida constitui uma paisagem de excecional valor estético. Ao longo das suas montanhas, ou através das sombras dos seus vales e picos, o horizonte apresenta-se como uma das mais belas paisagens portuguesas e do mundo.

Do alto dos 501 metros do Formosinho é permitida uma vasta panorâmica sobre toda a região envolvente.
O maciço sudoeste da Arrábida possui as maiores falésias à beira-mar de Portugal Continental, sendo o Risco a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa que cai num mar calmo, azul cristalino e verde-esmeralda.
Autores e artistas consagrados nos mais diversos campos prosam e versejam a beleza única e inconfundível deste território.
A Serra da Arrábida é um dos espaços naturais de influência mediterrânea mais belos e significativos.

Um local de fortíssima personalidade paisagística, uma região-chave, do ponto de vista geológico, para um melhor conhecimento e compreensão de etapas fundamentais da história da Terra. Na Serra reúne-se uma série de especificidades que justificam a presença de comunidades vegetais, bem preservadas, únicas a nível mundial. A Arrábida é também relevante ao nível dos ecossistemas marinhos, sendo uma área de elevada biodiversidade, sem paralelo a nível europeu.